Seguidores

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Danos no Pré frontal e patologias em crianças Gastão Ribeiro

Danos no Pré frontal e patologias em crianças

O Dr. Adrian Raine foi um dos primeiros pesquisadores a usar a tomografia computadorizada no estudo da estrutura e do funcionamento do cérebro de criminosos assassinos. Fizeram um estudo de imagenologia cerebral de 41 assassinos e de 41 pessoas não violentas. Descobriram que, enquanto grupo, os assassinos tinham uma parte de cérebro, o córtex pré-frontal, que funcionava muito menos, é a parte mais evoluída do cérebro humano e se acha acima dos olhos e atrás da testa.

O pré frontal nos permite viver socialmente e de estarmos próximos uns dos outros sem nos agredirmos mutuamente. Ela é importante para o controle e a regulação de partes do cérebro que são mais primitivas e onde nascem as emoções agressivas. Uma espécie de “anjo da guarda” do comportamento. Um funcionamento inadequado do córtex pré-frontal predispõe a gestos de agressão. Se ele não se desenvolve normalmente, ou se ele sofre alguma lesão, isso afetará sua capacidade de controlar a parte mais primitiva do cérebro, exatamente aquela que é responsável pelos impulsos e atos de agressão.

As pesquisas sobre o desenvolvimento do sistema nervoso e sobre os comportamentos sociais, mostram cada vez mais claramente o impacto do meio-ambiente sobre a capacidade do cérebro em controlar a agressão física. Segundo muitos especialistas, o consumo de substâncias tóxicas e má alimentação durante a gravidez fazem com que a criança corra grandes riscos. As mães que fumam durante a gravidez têm mais riscos de ter crianças que venham a ser pessoas anti-sociais, criminosas e violentas. Muitos estudos, feitos em diferentes países, chegam a essa conclusão. É, antes de tudo, devido à exposição à nicotina, que durante a gravidez, atrapalha o desenvolvimento do cérebro fetal.

Os estudos de imagenologia cerebral começam a demonstrar que essas ações nocivas sobre o desenvolvimento cerebral podem predispor a comportamentos violentos. Isso nos leva a supor que a exposição ao cigarro, desde o início de uma gravidez, causa danos no cérebro e que tais danos impedem o bom funcionamento do sistema de freio de urgência do comportamento. Fica então mais fácil perder o controle, ser agressivo, ou mesmo violento.

As pesquisas demonstram, também, que partos difíceis e maus tratos inflingidos ao bebê e crianças na primeira infância podem ocasionar lesões cerebrais importantes. Os cérebros de crianças vítimas de maus tratos como os bebês que são sacudidos bruscamente, por exemplo, chegariam ao ponto em que as crianças não seriam capazes de controlar seus impulsos. Se você sacudir vigorosamente uma criança de maneira repetida, haverá lesão do córtex pré-frontal. Assim ele não funcionará mais como deveria e a criança terá mais risco de tornar-se anti-social e agressiva. Infelizmente esse déficit cerebral determina outras conseqüências que, complicam ainda mais as coisas.

As crianças que tem dificuldades em controlar suas emoções têm maior dificuldade de aprendizado, são menos competentes para a resolução de problemas; têm dificuldade de linguagem e frequentemente têm grandes dificuldades na escola.

Fonte – DVD Raízes da Violência – CONAR
Ajuda Érica Teixira